Dicionário CROSS

Reunimos dezenas de palavras que fazem parte do cotidiano do cross

Agachamento Livre, sem carga. As pernas devem ter um afastamento próximo a largura do quadril. O movimento deve iniciar com a flexão do quadril para trás e dos joelhos enquanto o tronco se mantém ereto para preservar a coluna vertebral. A amplitude ideal é atingida quando o quadril ultrapassa a linha paralela ao chão dos joelhos. Assista o vídeo de exemplo:

Abreviação de “As Many Repetitions/Rounds As Possible” Quantas Séries/Repetições Possível em um determinado tempo.

Agachamento com a barra nas costas. Assista o vídeo de exemplo:
Como é chamado o atleta que é fera!
Movimento muito praticado na Musculação. O atleta deita-se de costas para flexionar os cotovelos e empurrar a barra olímpica até a extensão completa dos cotovelos.
Nome que é chamada a academia ou espaço que prática Cross.
A medida padrão da caixa costuma ser: Homem - 60cm | Mulher - 50cm. Quando combinado com outro exercício, como por exemplo os Burpees, os saltos do burpee são realizados sobre a caixa o que torna a dificuldade maior. Pode-se realizar a versão Box Jump Overs, onde o objetivo é satar sobre a caixa e atravessar para o lado oposto. Assista o vídeo de exemplo:
Uns dos movimentos clássicos do Cross, no qual você move seu corpo para deitar de bruços no chão, depois você levanta e pula batendo palma sobre a cabeça. Assista o vídeo de exemplo:
Tradução para “body weight” que é o peso do seu corpo.
Arremesso, movimento do Levantamento de Peso Olímpico feito em duas etapas para tirar uma carga do chão até os ombros (clean) e levá-la dos ombros acima da cabeça (jerk). Assista o vídeo de exemplo:
Primeiro tempo de Arremesso. Descreve o exercício de puxar a barra do chão aos ombros (Front Rack). O mesmo movimento pode ser executado na variação “Power”: receber sem agachar completamente (Power Clean). Ou ainda na variação Squat Clean, onde na recepção o atleta agacha completamente.
É o nome da marca do equipamento de Remo

Pó branco utilizado para fixar melhor as mãos nas barras. O Magnésio diminui a chance das mãos suadas escorregarem da barra fixa ou da barra olímpica escapar das mãos. Vale lembrar que o Magnésio não dá superpoderes. Use-o com moderação.

Barra com as palmas das mãos voltadas para frente, puxando seu corpo até chegar na altura do queixo.
Um WOD com grande volume de repetições. Onde você finaliza um exercício e passa ao seguinte, até completar a “lista” uma vez.
Como é chamado o treinador de Cross.
Combinação do movimento Squat Clean com o Thruster. A cada repetição a barra inicia tocando ao chão, deve ser puxada aos ombros seguido de um agachamento completo. Na extensão das pernas será empurrada acima da cabeça, assim como no Thruster. Assista o vídeo de exemplo:
Puxada na Barra onde o peito toca obrigatoriamente na barra. Assista o vídeo de exemplo:
Peso Morto/Levantamento Terra, movimento do Levantamento de Peso Básico em que o objetivo é apenas tirar uma carga do chão até o corpo estar ereto (extensão completa das articulações).. Não há elevação dos braços! Assista o vídeo de exemplo:

Did not finished. Não terminou (o WOD).

Did not started. Não começou.

Conhecido como Dor Muscular Tardia , aquelas que aparecem nos dias consecutivos aos treinos.
Salto Duplo de Corda, ou seja, dar 2 voltas com a corda pelo corpo em apenas um pulo. Assista o vídeo de exemplo:
Every Minute on the Minute. A cada minuto dentro do minuto. Um tipo de treino que tem o objetivo de executar uma quantidade específica de repetições durante o intervalo de tempo de um minuto. Na virada do minuto outra série se inicia. E2MO2M seria a sigla designada para um treino onde a tarefa é mais longa (2 minutos no caso) ou se quer trabalhar com intervalos maiores.
Agachamento com a barra apoiada nos ombros pela frente do corpo. Assista o vídeo de exemplo:
Um dos “Benchmark Girls” (WODs) mais conhecidos. Consiste em completar Por Tempo 21-15-9 repetições de Thrusters e Pull Ups, alternando os exercícios.
Diz-se do treino que é prescrito pra terminar “POR TEMPO”. Deve-se acabar a tarefa proposta e anotar o tempo gasto.
Equipamento utilizado para treinar a cadeia posterior, tais como: glúteos, posteriores de coxa e lombar. Pode também ser usado para treinar abdominais.
Preparação física geral também conhecido como "fitness”
Tirar uma carga do chão e levá-la para cima da cabeça. Pode-se usar o movimento de Snatch ou Clean and Jerk.
Barra começa em suspensão (sem tocar ao chão) e finaliza com a puxada até os ombros (Clean) ou até acima da cabeça (Snatch).
Nome dado ao conjunto de WODs criados para homenagear os militares americanos que morreram em combate.
Flexão de braço na parada de mão. Onde o corpo inicia na posição invertida (com as mãos apoiadas ao solo e os pés tocando a parede). O Objetivo é flexionar os cotovelos até o apoio da cabeça ao chão e estendê-los novamente. Assista o vídeo de exemplo:

Caminhada na Parada de Mãos (Bananeira).

Segundo Tempo de Arremesso. A barra que está no Front Rack é lançada acima da cabeça com uma pequena flexão dos quadris e joelhos. Na sequência uma potente extensão das pernas e empurrada da barra acima da cabeça. O corpo deve ser projetado abaixo da barra, finalizando com os quadris e joelhos flexionados. Outra variação muito usada é o Split Jerk, ou tesoura, onde os pés se afastam em direções opostas na diagonal. Assista o vídeo de exemplo:
Em suspensão na barra fixa. O objetivo é elevar os joelhos até o toque com os cotovelos. Assista o vídeo de exemplo:
É um equipamento no formato de uma bola de ferro fundido com uma alça. “Kettle” vem de Chaleira e “Bell” de Sino.
Exercício básico de Kettlebell. Partindo deste movimento dá-se seguimento aos outros exercícios com KB. O Swing consiste em um movimento de pêndulo, onde o peso está agarrado pelas mãos do atleta que o balança por entre as pernas e empurra com uma potente extensão do quadril para que o KB vá para frente e para cima. A finalização com o Kettlebell à frente do corpo chama-se RUSSIAN Kettlebell Swing e a finalização alinhada ao corpo acima da cabeça chama-se AMERICAN. Assista o vídeo de exemplo:
Um movimento de flexão e extensão do quadril durante o balanço para auxiliar a puxada do corpo na barra fixa. Seja num Pull-Up, Chest to Bar ou Muscle-Up. Assista o vídeo de exemplo:
Modalidade esportiva que faz parte da programação de treinos do Cross. O Levantamento de Peso Olímpico consiste nos movimentos de Snatch (Arranco) e Clean and Jerk (Arremesso). Nos treinos são usados também com suas variações: Power, Squat, Hang Power e Hang Squat.
Nível 1 de Certificação dos Coaches de Cross. Compreende um Curso de 2 dias onde são aplicadas técnicas de ensino para o profissional trabalhar com grupos pequenos ou aulas de Personal Training usando a Metodologia Cross.
Segundo nível de certificação no Cross. Este segundo curso tem objetivo de aplicar as técnicas de ensino a grupos maiores de alunos. Foca-se nos dois dias de curso em dicas de ensino verbais, gestuais e táteis, com o intuito de otimizar o ensino dos movimentos do Cross. Pré-requisitos para o Nível 2 são a conclusão do curso de nível 1, e recomenda-se o treinamento de outras pessoas usando os movimentos e conceitos Cross por pelo menos 6 meses.
Avanços. Exercício realizado dando uma passada à frente seguida de uma flexão dos membros inferiores até o toque do joelho de trás ao chão. Volta-se a posição de extensão e alinhamento do corpo (de pé) e alterna-se o lado a cada repetição. Assista o vídeo de exemplo:
Exercício realizado com um par de halteres (dumbells) ou kettlebells. Consiste em uma flexão de braços ao solo (Push-Up), uma remada unilateral de cada braço, as pernas flexionam e se aproximam dos braços, na sequência ficar de pé e realizar uma puxada dos implementos até os ombros, seguida de um agachamento e empurrada do peso acima da cabeça. Assista o vídeo de exemplo:
Assista o vídeo de exemplo:

Condicionamento metabólico.

Bola com revestimento de espuma para proteger o conteúdo onde fica a carga. Usada para diversos exercícios, entre eles Wall Balls e MedBall Cleans. Assista o vídeo de exemplo:
Movimento realizado nas Argolas (Ring Muscle-Up). Consiste na combinação de pull-up e ring dip (Subindo nas Argolas). Outra variação é executá-lo na barra fixa. Este chamamos de Bar Muscle-Up Assista o vídeo de exemplo:
Agachamento com barra acima da cabeça. Assista o vídeo de exemplo:
Assista o vídeo de exemplo:

Medida do peso russo para kettlebells.1 pood = 16kg/35lbs.

Agachamento com apenas uma perna. Assista o vídeo de exemplo:
As variações dos Movimentos de Levantamento Olímpico onde se aplica maior Potência. Esta será responsável por uma recepção da barra na posição de “Power”, em pé, sem a necessidade de um agachamento profundo. Assista o vídeo de exemplo:

Record Pessoal batido. Seja em WOD específico ou exercício com carga.

Medida do peso russo para kettlebells.1 pood = 16kg/35lbs.

Enquanto mantém barra na posição rack, fazer um leve agachamento para empurrar a barra acima da cabeça. O movimento de recepção também é um meio-agachamento. Assista o vídeo de exemplo:
Enquanto mantém barra na posição rack, Fazer um meio agachamento para na extensão dos joelhos e quadris empurrar a barra acima da cabeça. Assista o vídeo de exemplo:

Flexão de Braços no solo.

Dividir as séries. Diz-se quando o atleta não pode fazer as séries “Unbroken”, sem pausa, então ele “quebra” a série em séries menores e possíveis de execução.

Quando o atleta agacha de forma completa e profunda. Pode-se observar lateralmente que os quadris ultrapassam a linha horizontal dos joelhos. ATG - “Ass to Grass” é como se refere o “Coach” corrigindo para que o agachamento seja profundo.
Posição de apoio da barra na frente do corpo. A barra descansa sobre as mãos e nos ombros.
A repetição de um determinado exercício.
Dia de descanso, componente necessário para a recuperação.
Paralelas nas argolas. O mesmo que fazer um Push-Up com as mãos agarrando as argolas e os pés sem tocar ao chão.
Remada nas argolas. Com o corpo inclinado horizontalmente, iniciar com os braços estendidos, puxar as argolas aproximando o corpo das argolas com os pés apoiados no chão.
O máximo que você pode levantar em carga para um determinado Exercício. Ou a maior quantidade de repetições sem pausa de algum movimento.
Range of motion. A amplitude de movimento
Subida de corda.
Acrônimo que significa quando um WOD AS RX'D (como prescrito) é carga oficial, significa que todos os exercícios WOD foram realizadas utilizando o peso e repetições oficialmente prescritos.
Resultado do número total de repetições completadas ou o tempo de treino.
Um grupo de repetições definidas. Uma Série.
Desenvolvimento. De pé com a barra apoiada nos ombros (Front Squat). Empurrar a barra acima da cabeça até a extensão completa dos ombros. Assista o vídeo de exemplo:
Arranco, movimento do Levantamento de Peso Olímpico que tira uma carga do chão e leva acima da cabeça em um único movimento. O mesmo movimento pode ser executado na variação “Power”: receber sem agachar completamente (Power Snatch). Ou ainda na variação Squat Snatch, onde na recepção o atleta agacha completamente. Assista o vídeo de exemplo:

Agachamento.Com os pés na largura dos ombros, flexione os joelhos até os quadris ultrapassarem a linha horizontal dos joelhos.

Abdominais, normalmente feito com o auxílio do AbMat. Assista o vídeo de exemplo:
O mesmo que o Deadlift porém com a posição das pernas em maior afastamento, este exercício facilita uma puxada da barra do chão com menor distância. Pode-se nele movimentar mais carga que no Deadlift convencional. Assista o vídeo de exemplo:
Puxada Alta de Terra. Em uma base de pernas com maior afastamento, este exercício tem como objetivo a extensão completa dos quadris e na sequência uma puxada da barra até a linha dos ombros. Este exercício simula a utilização do Remo Ergômetro. Assista o vídeo de exemplo:

Um protocolo de 8 séries de 20 segundos de exercício por 10 segundos de descanso. Batizado com o nome do Dr. Tabata.

O famoso quadro, onde são anotados as contagens de pontuações de cada atleta e os exercícios no box de Cross.

Exercício combinado de Agachamento Pela Frente + Push-Press. Segure barra na posição de rack, descer em posição de agachamento com barra em posição rack, retornar à posição de pé na explosão de movimento, empurrando a barra acima da cabeça. Assista o vídeo de exemplo:

Dedo dos pés na Barra! Enquanto pendurado na barra, movimento de trazer os pés até barra. É um dos movimentos abdominais mais usados no Cross devido a não necessidade de equipamentos além da barra fixa.

Assista o vídeo de exemplo:

Tocar e ir, sem pausa entre as repetições.

Realizar todos os exercícios em uma sequência sem pausa.

Você precisa basicamente para manter o equilíbrio em seus glúteos, ossos sentar-enquanto o tronco e as pernas estão fora do chão. A chave para fazer o V-ups direita é envolver seu abdômen e músculos das costas totalmente como estabilizadores em vez de usar a força. Assista o vídeo de exemplo:
Bola na parede, consiste em realizar um agachamento e depois arremessar a bola à altura indicada. A medida standard para a o alvo é de 10 pés para homens e 9 pés para as mulheres. O peso da bola tem como medida standard Homem - 9kg | Mulher - 6kg. Assista o vídeo de exemplo:
bg icon